O MITO EGÍPCIO DA CRIAÇÃO


Antes de existir o mundo diziam os egípcios, tudo era escuro e sem vida. Aton, também chamdo Num, foi a primeira força a partir da qual outros espíritos vieram a existir.
Os dois primeiros filhos deuses nasceram com corpo humano e cabeça de leão, eles são: Tefnut, a deusa das águas que caem sobre a terra, e Shu, o deus da razão e do ar.
Shu e Tefnut tiveram dois filhos: Nut, a deusa do céu e do anoitecer,e Geb, o deus da terra. Eles se amavam e viviam sempre unidos, compartilhavam os mesmos sentimentos, o abraço deles era tão forte que parecia durar uma eternidade. Tanto amor gerou outros dois filhos divinos. Nos primeiros momentos da aurora, nasceu o deus Rá, a criança dourada, o Sol. Ao anoitecer nasceu o deus Toth, a Lua.
Nut continuava amando Geb e logo teria mais filhos. Rá ficou enciumado e pediu a seu avô que separasse seus pais para que não tivessem mais filhos, seu pedido foi atendido, Nut e Geb foram tão afastados que o céu e a terra não mais puderam se tocar. Porém o amor deles era tão grande que mesmo assim ficaram com os pés e as mãos sempre unidos, isso deu origem aos pontos cardeais e ao horizonte, onde a terra e o céu se encontram.